CABELO PERFEITO: COMO ACABAR COM A CASPA

by - 13:06

Oi gente, tudo bem com vocês?
Se tem uma coisa que eu amo falar é sobre cabelos, e eu sei que muita gente sofre com as terríveis caspas... então hoje irei dar várias dicas de como acabar de vez com a caspa.
Quer saber como? Let's Go!



A caspa é um problema muito comum que pode ter origem genética, hormonal ou por agentes externos como o stress, o clima e o excesso de oleosidade. Desse modo, ela é um sinal de que talvez a saúde dos seus fios não ande tão bem.

Aqueles famosos flocos brancos ou amarelados se dão quando as glândulas sebáceas presentes no nosso couro cabeludo sofre um desiquilíbrio, e a quantidade de fungos e bactérias aumentam formando as caspas.

Deve-se tomar muito cuidado pois o quadro pode evoluir de caspa para dermatite seborreica. A dermatite é uma doença crônica e inflamatória que causa descamação no couro cabeludo e pode chegar a atingir a pele.

Alguns dos hábitos que podem levar à formação das caspas são:

  • excesso de água quente;
  • tratamentos químicos;
  • uso excessivo de chapéus e lenços;
  • lavagem incorreta... entre outros.
Tem alguns hábitos que podem ser facilmente mudados e fazer com que a caspa suma... vamos conhecer alguns deles.


  1. ALIMENTAÇÃO
É comprovado cientificamente que quando ingerimos alimentos ricos em açúcar e gordura, eles aumentam as chances do nosso organismo produzir algumas inflamações (como é o caso da dermatite). Então evitar doces e frituras em excesso é o primeiro passo para limpar o organismo.

      2. CABELO ÚMIDO

Em hipótese alguma durma de cabelo molhado! É um prato cheio e muito suculento para os fungos que amam ambientes quentes e úmidos, ou seja, só trará mais descamação e ficará ainda mais difícil tratar a caspa.

Para evitar que isso aconteça não lave o cabelo durante a noite e se ele ainda estiver úmido, seque com secador em temperaturas mais frias para evitar o estímulo de produção de óleo no local.

      3. LAVAGEM INCORRETA

É importante aprender a maneira correta de lavar o cabelo quando se quer eliminar a caspa.
Lave um dia sim e outro não, ou no máximo a cada dois dias sempre utilizando um shampoo anticaspa.

Os shampoos anticaspa são ricos em zinco e coaltar que ajudam a reduzir a descamação, mas fique atento para notar se o seu shampoo diminui a caspa ou aumenta. 

     4. QUÍMICAS EM EXCESSO

Os procedimentos químicos no geral agridem muito o nosso couro cabeludo e aumentam a descamação. O indicado é cuidar primeiro do problema e só depois fazer algum procedimento químico.
Lembrando que a descamação logo após um procedimento químico é normal (em pequena quantidade), caso esteja coçando ou descamando muito, procure um dermatologista.


  
    5. USO INCORRETO DO CONDICIONADOR e MÁSCARA

Você sabia que não é indicado aplicar condicionador direto no couro cabeludo? Pois é, e muita gente faz! A raiz vai acumulando esses produtos mais densos que acabam entupindo os folículos e causam excesso de oleosidade na área.
Para não correr o risco de criar mais caspas, condicionadores e máscaras deverão ser aplicados apenas no comprimento do cabelo. 

    6. TRATAMENTOS e REMÉDIOS

Testou todas as dicas anteriores e mesmo assim não mudou nada em relação às caspas, é hora de optar pelos tratamentos feitos em consultórios.
Com o auxilio de um dermatologista ou de um tricologista (especialista em saúde e cuidados com o cabelo), você fará tratamentos específicos para o seu caso.


Tenho certeza que todas essas dicas irão te ajudar... ah, agora me conta, você já sofreu com a caspa? O que você fez para ela desaparecer?

Um beijo e até mais ♥

                                                  Me acompanhe também
                                                    Instagram || Pinterest

You May Also Like

32 comments