ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SABER ANTES DE USÁ-LOS

by - 12:30

Oi gente, tudo bem com vocês?
A prática de cuidados corporais e faciais vem ganhando força aqui no Brasil e com isso várias técnicas estão sendo utilizadas, entre elas o uso dos óleos essenciais. Mas você sabe todos os benefícios e perigos da utilização desses óleos?
Vem cá que eu te conto tudo o que você precisa saber! Let's Go.



Os óleos essenciais são substâncias armazenadas, sintetizadas e liberadas pelas plantas. Podem ser extraídos das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos das plantas por meio de técnicas como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação.

Por serem completamente de origem vegetal, eles proporcionam benefícios para a saúde por meio da famosa aromaterapia, que podem acalmar, estimular e ajudar na cicatrização da pele.

Outros benefícios conhecidos são os dos óleos de eucalipto, lavanda e de canela que são capazes de agir como antissépticos, antibacterianos e anti-inflamatórios. Também estão relacionados aos efeitos no trato gastrointestinal, e na melhora da insônia.

Como são altamente poderosos, devem ser usados com muita cautela e sempre com orientação médica.


Esses óleos são extremamente concentrados e capazes de penetrar no nosso organismo ao serem inalados ou através da pele. São facilmente absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizado pelo corpo.



Veja alguns cuidados essenciais na hora de utilizá-los!


  • RAIOS SOLARES
Existem substâncias que são fotossensibilizantes, ou seja, elas podem causar queimaduras ou manchas ao entrarem em contato com os raios solares. Óleos à base de laranja, limão, gengibre ou tangerina são alguns dos que podem causar algum dano na pele ao serem expostos ao sol.


  • SENSIBILIDADE DA PELE
Cada pessoa tem um tipo de sensibilidade diferente na pele e por isso não é recomendado sair usando qualquer produto. Como sua fórmula é concentrada, é importante fazer um teste aplicando uma pequena quantidade no braço para ver se não causam alergias ou irritações.
Ah, não se esqueça de diluir o óleo na água. (um pouco de água e duas/três gotas de óleo são suficientes)


  • GRUPOS ESPECÍFICOS
Exitem grupos que precisam redobrar a cautela na hora de utilizar os óleos essenciais e claro, com supervisão médica. Entre eles estão: gestante, crianças, lactantes, idosos e pessoas que sofram de algum problema cardíaco, que tenham síndromes em geral ou que já tomam muitos remédios.



  • USO EM ANIMAIS
Em hipótese alguma passe qualquer óleo essencial em seu animal de estimação!
O óleo de poejo é muito utilizado para acabar com pulgas e carrapatos, mas causa sérios problemas nos rins e no figado do bichinho. Eles são mais sensíveis que nós e entrar em contato com esse tipo de substância pode causar debilidade, tremores, vômitos, intoxicação e em casos graves, falha nos órgãos. 
Então já sabe, não passe neles ou use perto deles.


Outros cuidados necessários são:

🔼 manter os óleos longe de chamas;
🔼 após aplicar a fragrância no ambiente, certifique-se de deixar o espaço bem ventilado;
🔼 não use óleos essenciais em umidificadores.


Há óleos que são mais complicados de se manusear e requerem um pouco mais de cuidado, são eles, anis, lavanda, noz-moscada e sândalo.

anis: grande quantidade pode causar danos ao sistema nervoso.

lavanda: seu uso interno ou em massagens não é aconselhável.

noz-moscada: é recomendado que seu uso seja curto e em pequenas quantidades.

sândalo: não utilize-o caso sofra de alguma doença renal.




Os óleos essenciais são seguros?

Sim! Quando usados de maneira correta e com cuidado.
Não esqueça de conversar com o seu médico antes de começar a usá-los.


Agora me conta, você usa ou já usou algum óleo essencial? Compartilhe sua experiência.

Um beijo e até mais ♥

                                                           Me acompanhe também:
                                                              Pinterest || Instagram



You May Also Like

38 comentários

  1. Sempre ouvi falar em óleos essenciais, mas nunca usei. Tenho muita curiosidade em testar, e é bom saber dos cuidados que devemos ter. Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar de óleos essenciais mas na verdade nem sei como usar nem como começar rs

    ResponderExcluir
  3. Nunca usei óleo essenciais pois geralmente não leio nada sobre ele, mais lendo o seu post vejo que precisamos tomar cuidado, para não dá problema com a pele , bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei um, mas não usei (e nem vou) porque tenho sensibilidade exagerada e minha dermato proibiu. Só uso creme para hidratar, água micelar para limpar e protetor. E olha que o óleo que eu ganhei (sandalo) tem um aroma delicioso.


    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda consigo usar, mas bem pouco também.
      Preciso testar esse de sândalo.

      Excluir
  5. Nunca usei nenhum óleo essencial mas tenho muita vontade de usar!
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adoro óleos essenciais :D são maravilhosos, eu uso o de sândalo é otimo

    ResponderExcluir
  7. Eu queria usar, sabia que ajudava em algumas coisas, mas nunca fui muito a fundo.
    Adorei seu post, deixou bem claro sobre cuidados que temos que tomar (não fazia ideia sobre o perigo ao sol e pele sensível, achei que não tinha problema!)
    Agora vou procurar melhor sobre os benefícios e já sei como usar com segurança.

    ResponderExcluir
  8. Nunca usei óleos essenciais mas tenho muita vontade de testar. Desconhecia completamente todos os cuidados que devemos ter, principalmente em relação ao sol, seu post esclareceu muitos pontos, obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia dessas coisas, eu só achava que esses óleos faziam bem e que não tinha esses problemas também. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas, e elas vieram no momento certo pois estou querendo muito começar a usar alguns óleos! Abriu uma lojinha deles aqui perto e quero muito inserir eles no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  11. Eu descobri estes cuidados durante a gestação, eu gosto de usar no banho, para relaxar e suavizar a pele.

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito de óleos essenciais, porém nunca fiz uso deles. Achei bem interessante e completo seu post sobre os óleos essenciais. Parabéns. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Eu amo óleos, mas tem um porém, todos que uso fico pinicando ou coçando muito a pele. Amei seu post, muito explicativo. Qual óleo me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou.
      Eu indicaria o óleo essencial de lavanda...

      Excluir
  14. Já ouvi falar bastante sobre óleos essenciais, mas ainda não utilizei nenhum em minha rotina. Não sabia que existam observações antes de usa-los. Achei bem interessante, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  15. Que post ótimo, eu não sabia todas essas coisas, estava por fora mesmo. Seu post trouxe grandes esclarecimentos pra mim.

    ResponderExcluir
  16. Nunca utilizei óleos essenciais , gostei muito de obter essas informações . E sempre preciso presquizar e saber dos prós e contras.

    ResponderExcluir
  17. Sempre bom postagens assim para nos informamos antes de usar, gostei bastante! A única coisa que sabia era dos óleos fotossensíveis.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca usei óleos essenciais, gostei muito das dicas e informações que você postou, está tudo bem explicadinho.
    Adorei.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Cuidados devem ser redobrados, óleo essencial no animal de estimação não é aconselhável, começa a lamber tem sérios problemas de saúde, adorei todas as informações.

    ResponderExcluir