CABELO PERFEITO: CRONOGRAMA CAPILAR BOM E BARATO

by - 12:45

Oi gente, tudo bem com vocês?
Para mais um capítulo da nossa série de guia do cabelo perfeito, hoje irei te ensinar como montar um cronograma capilar bom e barato, que irá te ajudar a recuperar e manter a saúdo do seu cabelo em dia.
Quer aprender mais? Let's Go!


Antes de mais nada é preciso entender o que é e como funciona um cronograma capilar. Pois bem, essa rotina de cuidados com o cabelo é composta por três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada etapa tem uma função principal e juntas elas são responsáveis por devolver a saúde do nosso cabelo protegendo-o dos danos diários como a poluição, os raios solares e claro, o uso de fontes de calor, a descoloração e químicas em geral.

vale lembrar que é indicado para todo tipo de cabelo!



  • HIDRATAÇÃO
Em resumo, essa etapa é responsável por repor a água e alguns nutrientes que os fios perdem todos os dias. 
Os produtos para realizar a hidratação são os que contém: aloe vera, glicerina, babosa, aminoácidos, d-pantenol e etc.



Se o seu cabelo está ressecado, a hidratação tem que ser sua principal etapa nas próximas semanas. Veja um exemplo de como um cronograma focado em hidratação pode ser feito:



  • NUTRIÇÃO
Já a nutrição é a etapa onde os lipídios são repostos no fio
Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo e sua função é formar uma camada protetora nos fios, deixando-os macios e nutridos.
Os principais produtos são os óleos: óleo de coco, argan, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de manga, abacate, girassol e etc.

É nessa etapa também que são feitas as famosas umectações. Uma umectação é um banho de óleo no cabelo para ajudar a nutrir profundamente e devolver a oleosidade que o nosso cabelo precisa.

Podem ser feitas durante o dia, sendo aplicado um óleo em todo o cabelo e deixando de 30 minutos à 1 hora, ou uma umectação noturna onde é possível dormir com o óleo no cabelo e lavar pela manhã.



  • RECONSTRUÇÃO
A reconstrução age na reposição das proteínas, principalmente a queratina.
É a etapa mais potente do cronograma e por isso exige mais cuidado na hora de colocá-la em prática.
Se o seu cabelo está muito danificado, a reconstrução deve ser feita de 15 em 15 dias para repor toda a massa capilar, porém, se o seu cabelo não está elástico ou quebrado, é indicado fazer apenas 1 vez ao mês.

Para essa etapa você irá encontrar produtos com: creatina, cisteína, colágeno, queratina e arginina.


Outra parte muito importante é saber quais produtos são bons para fazer o cronograma capilar e como eu sei que todo mundo adora um produto baratinho, irei indicar os produtos que eu uso e que valem muito a pena.

Montei uma tabela contendo dois produtos para cada etapa do cronograma e como vocês podem ver, os preços variam entre R$ 8,00 e R$ 24,00. (acredito que esses valorem caibam em qualquer orçamento).




São duas das minhas máscaras preferidas para hidratação. Ambas tem um alto poder hidratante, são cheias de vitaminas e agentes fortalecedores como a biotina, óleo de rícino e d-pantenol.

Ah, a máscara da Skala também pode ser usada como creme de pentear.

Os produtos da Embelleze são de ação rápida, então para quem tem a rotina mais agitada eles são ótimos. 
Essa máscara da Skala é de longe a minha preferida pois contém soja, extrato de aveia e proteínas quem deixam o cabelo profundamente nutrido e macio.

As máscaras da BioInstinto são as minhas preferidas e essa de queratina não fica atrás. Além do principal ativo -queratina- ela contém mais nove óleos que conseguem deixar o cabelo completamente restaurado.

Já a da Skafe é de tratamento intensivo, ou seja, é tão potente que dá aquele resultado de salão e o melhor, com esse pote de um quilo, rende até 50 aplicações (dependendo do comprimento do seu cabelo e de quantas reconstruções por mês você faz).

obs: é extremamente importante fazer uma pausa de até 48 horas entre uma etapa e outra para que os ativos possam agir no fio. 




Agora me fala, qual é a sua etapa favorita do cronograma e qual o seu produto queridinho para ela.

Um beijo e até mais ♥

                                                                Me acompanhe:
                                                           Pinterest || Instagram


You May Also Like

38 comments

  1. Uma mulher com o cabelo bonito não quer guerra com ninguém. haha
    Preciso muuuuuito seguir esse cronograma capilar.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei a dica :D sempre uso as máscara da Skala são maravilhosas e os cremes da Salon.

    ResponderExcluir
  3. Amo fazer cronograma com os produtos da Skala. São bons e baratos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela,

    Que post maravilhoso! Confesso que tinha bastante dúvidas em relação a um bom cronograma capilar e você conseguiu tirar todas essas dúvidas. Já anotei todas as dicas e vou começar a seguir certinho todas as etapas. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Se seguir esse cronograma direitinho, com certeza obterá um resultado de sucesso. Uma excelente dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro quando o item é BBB! hahaha
    Não sigo a risca nenhum cronograma capilar, mas quando vejo que os cabelos estão precisando de nutrição acabo utilizando uma bomba da embelleze e é tiro e queda para o cabelo!!

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, cada etapa foi bem explicada, não fiquei com nenhuma dúvida sobre o cronograma capilar. A dica dos produtos em conta é ótima, gosto muito da Skafe, Salon Line e Embelleze; a Bioinstinto não conhecia mas já quero testar!

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeei! Mas eu substituiria os da skala por outros pois nada da marca me agrada.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem, produtos baratinhos são tudo de bom. Aqui em casa sempre compramos skala

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não sou adepto do cronograma capilar porque eu percebi que ele não serve para todos os tipos de cabelo só cabelos que precisam mesmo repor todas essas coisas com frequência (como pessoas que usam muita química como alisamentos, chapinha, descolaração, tudo junto).

    Eu tenho o cabelo colorido, mas eu nunca uso nada no meu cabelo que danifique, não passo chapinha, nem uso químicas de transformação. E ainda por cima, eu faço No Poo que conserva boa parte dos nutrientes, hidratação e a massa do cabelo por mais tempo. Então, quando eu tentei fazer esses cronogramas ai eu senti que meu cabelo ficou sobrecarregado de tratamentos!

    Principalmente de reconstrução porque mesmo fazendo com pouca frequência, meu cabelo ficava áspero e eu não gostava. Então, hoje em dia eu acabo montando um cronograma diferente baseado só na necessidade do meu cabelo mesmo :O

    De qualquer forma, achei interessantes suas dicas. Deve ser bom para muita gente! Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, que bom que seu cabelo não precisa de um cronograma porque dá um pouquinho de trabalho fazer kkk

      Excluir
  11. Ótimo post, em geral as pessoas não tem muita noção de como funciona o cronograma capilar e aí ficam perdidas em como montar um que atenda as necessidades dos fios. Adorei que vc postou várias opções de cronogramas que atendem vários tipo de danificação :)

    ResponderExcluir
  12. Eu vou ao salão uma vez por mês e sigo as instruções do meu cabeleireiro, mas não faço idéia se é um cronograma capilar. Mas eu gosto imenso da massagem no couro capilar, é maravilhosa e meu cabelo reage bem.
    Não sou muito prática para tratar sozinha, por mais que a explicação tenha sido muito bem detalhada, o post está ótimo, mas acho que é meu momento de carência, sabe? É muito bom ser cuidada. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Preciso criar vergonha na cara e fazer um cronograma capilar para deixar meu cabelo menos rebelde.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Uaaaal que belo post, gostei bastante viu eu tô precisando de cronogramas e vai ser de muita utilidade pra mim :)

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica. Estou há um tempão tentando levar o cronograma capilar a sério, mas tem sido tão complicado por conta da correria do dia a dia...

    Abraços,

    https://foodicas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correria atrapalha mesmo, mas não deixe seu cabelo em segundo plano não ♥

      Excluir
  16. Eu não conhecia com tantos detalhes os processos de cuidados com os cabelos. Super adorei o teu post e as tuas dicas. Até peguei umas para os próximos cuidados com o meu cabelo. Bjus

    ResponderExcluir
  17. Olá Rafaela,

    Amei seu post, principalmente por trazer muitas informações valiosas sobre o cronograma capilar e nos apresentar opções baratas para colocá-lo em prática. Sempre tenho muitas dúvidas em relação a que produtos usar no cronograma, então essas dicas baratas foram bem úteis, já amei. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi rafaela segue meu blog - https://educanal12.blogspot.com/2019/09/youtube-2019.html

      Excluir
  18. Que post ótimo! Eu amo as suas dicas. Eu gosto muito das máscaras da Salon line, na realidade gosto da linha completo, faz bem pouco tempo que passei a usar e confesso que fiquei impressionada.
    Obrigada pelas dicas. Bjos

    ResponderExcluir
  19. segue meu blog https://educanal12.blogspot.com/2019/09/youtube-2019.html

    ResponderExcluir