COMO ACABAR COM POROS ABERTOS

by - 12:34

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje o assunto é sobre cuidados com a pele, e eu irei te ensinar como acabar com poros abertos.
É um problema bem comum, principalmente em pessoas de pele oleosa e mista, e incomoda muitas mulheres na hora de fazer a maquiagem, pois os poros ficam ainda mais evidentes.
Quer descobrir como acabar com eles? Let's Go!


Os poros são pontos pequenos na pele por onde saem a oleosidade, o suor e os pelos. A abertura acontece quando há um aumento da secreção de sebo, por essa razão quem tem pele oleosa tendem a ter mais poros dilatados. E isso acontece quando as glândulas sebáceas e os pelos ocupam o mesmo poro, ou seja, quanto mais fino o pelo, maior é a glândula sebácea.

Apesar de termos poros por toda a pele, eles ficam evidente nas áreas mais oleosas do rosto (nariz, testa e queixo). E para acabar com eles ou pelo menos amenizá-los, é preciso investir em um rotina de cuidados com a pele.

leia também: ROTINA DE CUIDADOS FACIAIS


Se atente as possíveis causas para a produção de sebo em excesso:

  • uso de cosméticos inadequados para o seu tipo de pele;
  • má alimentação;
  • excessiva exposição solar;
  • desiquilíbrio hormonal;
  • idade;
  • hereditariedade e etc...


L I M P E Z A

A primeira coisa a ser feita para diminuir os poros é uma limpeza profunda na pele.
É preciso adotar uma rotina de limpeza diária e o mais importante, com produtos adequados para que a mesma seja feita da maneira correta.

É recomendado lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, para não dar o efeito rebote, e com o auxílio de um sabonete líquido que tenha o pH equilibrado para se ajustar melhor a nossa pele.
Lembre-se de fazer esse processo de forma leve, pois a pele da face é mais sensível. Ah, se possível, vá a uma clínica de estética para realizar uma limpeza profunda uma vez ao mês.


E S F O L I A Ç Ã O

Fazer esfoliação também ajuda a melhorar a aparência dos poros, pois remove a camada mais externa da pele. Devido as suas características desintoxicantes e adstringentes, são ideais para retirar os resíduos que aos poucos vão formando os cravos.

Você pode optar por usar esfoliantes ou máscaras de argila para fazer essa etapa do processo. Use-os apenas duas vezes por semana deixando agir por cerca de vinte minuto.




T O N I F I C A R

Os tônicos faciais se tornaram uma das melhores alternativas para fechar os poros dilatados. Eles conseguem remover a gordura da superfície da pele e regulam o pH.
(combinado com um sérum, eles ajudam a regenerar a pele).


G E L O   e   C O M P R E S S A

O gelo é uma das opções mais buscadas para amenizar os poros. A baixa temperatura irá reduzir o tamanho dos furinhos e ainda deixar a pele mais macia.

Na hora de usar tome alguns cuidados: 
  1. não coloque o gelo diretamente sobre a pele pois causa queimaduras;
  2. aplique no rosto por cerca de 5/10 minutos;
  3. enrole os cubos de gelo em uma toalha limpa antes de encostá-los na face.
Outra técnica muito eficaz é fazer uma compressa de água morna durante 3 minutos e logo em seguida uma de água fria por 2 minutos. A diferença de temperatura irá melhorar a oxigenação da pele e na elasticidade dos poros.


A L I M E N T A Ç Ã O 

Já é comprovado que não tem maneira melhor que cuidar da pele se não com a alimentação. Ela influencia diretamente na formação de sebo e na elasticidade que a pele produz, por isso é importante diminuir o consumo de açúcares e gorduras.

Evite ingerir alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, e afins... pois além de ajudar a produzir mais oleosidade, causam cravos e espinhas.
Tente incluir carnes magras, muitos vegetais, grãos, frutas e líquidos em suas refeições que ajudará muito!


P R O T E Ç Ã O   S O L A R

Você tem o costume de usar protetor solar todos os dias?
Muita gente não tem esse cuidado, e a exposição ao sol também é um fator que aumenta a dilatação dos poros.
O sol pode inflamar os buraquinhos da nossa pele e fazer com eles fiquem mais inchados e abertos, além de ocasionar acne solar. É ideal usar um protetor que seja de efeito matte para não aumentar a oleosidade e que tenha um fator de proteção bem alto.


Se nenhuma dessas opções te ajudar, você deve procurar um dermatologista para realizar um tratamento profundo.
Os tratamentos variam, e vão desde procedimentos com ácido retinoico, até peeling químico. Certamente um dará certo para você!

Agora me conta, você sofre com poros abertos?

Um beijo e até mais ♥

                                                            Me acompanhe também:
                                                              Pinterest || Instagram

You May Also Like

24 comments