COMO USAR ÓLEO DE COCO NO CABELO

by - 15:18

Oi gente, tudo bem com vocês?
Dando continuidade ao nosso GUIA do CABELO PERFEITO, hoje o post é para mostrar como usar óleo de coco no cabelo. Este produto pode ser usado de inúmeras formas e traz diversos benefícios para seus fios... quer saber mais? Let's Go!

O óleo de coco é um óleo vegetal que contém cerca de 90% de ácidos graxos extraídos pela prensagem da polpa dos cocos. Em alguns países, principalmente asiáticos, ele é bastante utilizado na gastronomia e também é encontrado em peso na indústria cosmética.

No cabelo, em especial, sua ação é ainda mais poderosa... além de ajudar a nutrir profundamente os fios, ele diminui o frizz, reduz pontas duplas, sela a cutícula capilar e fortalece. Não é atoa que ele tem entrado na rotina de cuidados capilares das mulheres de todas as partes do mundo.

Pode ser usado em todos os tipos de cabelo, principalmente os crespos e cacheados. Esse tipo de curvatura requer uma nutrição/hidratação maior para manter os fios saudáveis, porém, existem alguns cuidados na hora de usá-lo.


C U I D A D O S    I M P O R T A N T E S


- CABELO RESSECADO

Se o seu cabelo estiver ressecado, não é recomendado utilizar óleos, pois quando eles entram na fibra capilar e encontram o fio desidratado, eles ressecam ainda mais.
Façam hidratações para devolver água aos fios e depois comece a usar o óleo.


- ÓLEO NA RAIZ 

Muitas pessoas adoram passar óleos no couro cabeludo e as vezes esse ato prejudica o crescimento dos fios. Apesar do óleo de coco conseguir estimular o crescimento capilar quando utilizado na raiz do cabelo, ele pode entupir os folículos capilares se a pessoa não retirá-lo da maneira correta.
Além disso, se você sofre com oleosidade, ele pode potencializar esse problema... então, é mais seguro usá-lo apenas do comprimento às pontas.


- ÓLEO IDEAL

Esse é um dos pontos mais importantes, então se liga. O único óleo que pode ser aplicado no cabelo é o virgem (extravirgem como é comercializado) . Ele é o mais puro e por isso mais indicado para os fios.
Existe também o óleo de coco refinado... esse passa por um processo de refinamento que acaba modificando as características da fruta, ou seja, ele perde muitas propriedades e benefícios.

Então já sabe, só o virgem!


Agora que vocês já conhecem melhor esse tipo de óleo, vamos às formas de uso!

  • U M E  C T A Ç Ã O 
A umectação é um processo onde utiliza-se óleos para nutrir os fios. 
Existem duas maneiras de serem feitas... a diurna e a noturna.

DIURNA: Sabe aquele dia que você não tem muito tempo para cuidar do cabelo? Então, a umectação diurna são para esses dias. 
Você irá aplicar o óleo de coco (comprimento às pontas) cerca de 40 minutos antes de lavar o cabelo (no cabelo sujo mesmo). 

NOTURNA: O próprio nome já diz, é a umectação feita para ficar no cabelo a noite toda... sim, você irá dormir com ela. O processo é o mesmo da diurna... você aplica do comprimento às pontas, faz um coque e pronto, pode ir dormir.

Na hora de retirar, você vai precisar passar um creme multifuncional (creme para pentear, máscaras, leave-in, condicionador, etc...). 
Passe qualquer um desses produtos, do comprimento às pontas, deixando agir no tempo descrito da embalagem e retire o cabelo na água morna.


  •  P R É - P O O 
Se tem uma coisa que eu amo fazer é pré-poo.
É uma técnica que vai proteger, principalmente as pontas do cabelo, da ação do shampoo. Claro que o indicado é usar um shampoo livre de sulfatos, parabenos e etc... e mesmo se ele for, é legal fazer o pré-poo pois assim você evita o ressecamento do cabelo e a perda de nutrientes presentes no fio.

Você pode misturá-lo com algum creme e aplicar (sempre do comprimento às pontas) e deixar agir de 15 a 20 minutos, ou usá-lo puro no cabelo. Ah, o pré-poo deve ser feito no cabelo sujo ok?!
Pode ser feito todas as vezes antes da lavagem.


  • M I S T U R I N H A S
Eu sou a louca das receitas caseiras para o cabelo.
O óleo de coco se dá muito bem com os outros ingredientes, então você pode usar e abusar das misturinhas.
Receitas boas para misturá-lo são as de abacate, babosa ou da forma mais simples, com máscaras de hidratação/nutrição.


  • F I N A L I Z A D O R E S 
Aqui você tem a oportunidade de usá-lo de três formas. 

1. REPARADOR DE PONTAS: com ele suas pontas ficam seladas, nutridas e com muito brilho.

2. MODELADOR: esse óleo quando resfriado, tem a consistência cremosa (quase uma pomada mesmo) e pode auxiliar na modelagem de um penteado.

3. BANHO DE BRILHO: com a ajuda de um borrifador, no cabelo já seco e finalizado, borrife um pouco de óleo de coco por toda a extensão capilar e pronto, ele rapidamente devolverá o brilho dos fios.


Em relação ao preço, esse óleo está custando em média R$ 20,00.

Viu só como ele é multifuncional?
Agora me conta, você já usou óleo de coco no seu cabelo? Gostou?


Um beijo e até mais ♥

                                                     Me acompanhe também:
                                                       Instagram || Pinterest


You May Also Like

51 comments

  1. Oie!
    Que legal! Não sabia disso! Meu cabelo é muito oleoso, fico com receio de usar e piorar! :(
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai miga... cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução, independente se ele é seco ou oleoso.
      Pode usar sim, só não na raiz ♥

      Excluir
  2. mt boa dica! oleo de coco da mesmo aquela recuperada em cabelos mais danificados

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Não sabia que para cabelos muito ressecados o ideal era hidratar antes de usar o óleo de coco. Obrigada pelas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não sabe desse detalhe, por isso quis pontuar ♥

      Excluir
  4. Eu amo óleo de Coco, meu cabelo é cacheado e desde que comecei com a transição eu uso muito, adorei todas as dicas.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha saber mais como usar o óleo de coco nos cabelos, tem muitas formas, gostei de saber bjs.

    ResponderExcluir
  6. Esclareceu minha dúvida sobre passar ou mão na raiz, adorei o post!
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mulher, que legal. Já sabe hein, nada de passar na raiz.

      Excluir
  7. Óleo de coco é um santoooo!!! São tantos benefícios!!!! Alguns inimagináveis!!! Uso no cabelo, no corpo, na alimentação, no rosto até no café 😂🙏🏻 {misturo óleo de coco e manteiga Ghee no meu café) fica uma delícia! Chama bulletproof

    ResponderExcluir
  8. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Eu Amo óleo de coco:) Adorei as suas dicas:)Muito Obrigada:)
    Beijinhos Karina
    Desejo te uma semana feliz:)

    ResponderExcluir
  9. Adorei tua explicação, sempre tive vontade de usar, mas não sabia como e tinha medo da oleosidade, agora ficou bem mais claro até mesmo saber qual o óleo usar!

    ResponderExcluir
  10. amo o resultado do óleo de coco nos meus cabelos, top!!

    ResponderExcluir
  11. Taí uma paixão! Desde que descobri o óleo de côco, não parei mais!

    ResponderExcluir
  12. Nunca usei óleo de coco no cabelo pois o meu é oleoso, mas só nas pontas deve ser mara para tirar o ressecado. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar no comprimento também... não tem problema.

      Excluir
  13. Excelente! O óleo de côco é maravilhoso e ajuda muito a deixar as madeixas mais saudáveis.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post,eu amo óleo de cocô o cabelo fica ótimo,eu amo o cheirinho dele

    ResponderExcluir
  15. Minhas maneiras preferidas de usar: umectação e misturinhas.

    ResponderExcluir
  16. O óleo é muito bom mesmo,tenho amigas que usam mas infelizmente tenho um problema com o cheiro,nada com côco dá certo comigo.bjus.

    ResponderExcluir
  17. Querida gostei das suas dicas, vai ajudar muitas amigas, eu uso e super recomendo, meus cabelos ficam ótimo e amo o cheirinho de coco, parabéns pelo post, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  18. Eu AMO usar óleo de coco no cabelo! Adoro fazer umectação...a diurna já fica bem bacana, quando faço a noturna então é um arraso!

    ResponderExcluir
  19. O óleo de coco é um aliado e tanto. Quantas propriedades importantes para os cabelos. Adorei as dicas, é preciso saber quando se deve ou não usar. Se não tivermos conhecimento na aplicação podemos perder todos os benefícios.

    ResponderExcluir
  20. Olá
    adorei a dica do oleo de coco já usei, hidrata muito o cabelo.. amei... bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro demais óleo de coco nos meus cabelos pois o efeito é maravilhoso! Sem dúvidas uma excelente dica! Adorei o post. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a dica do óleo de coco, eu usava e passa o dia todo mais como meu cabelo estava muito seco acabava que dava o efeito reverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não sabem o detalhe da falta de água no fio e acabam não tendo o efeito desejado.

      Excluir
  23. Olá Maria,

    Achei ótimas suas dicas, eu acho ótimo o cheio que fica no cabelo quando usar produtos de coco. Não conhecia alguns dos métodos que você mencionou para usr, mas achei bem legal você explica cada um. Achei ótimo o misturinha, porque amo babosa também e coco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. O óleo de coco pode ser um envio divino para aqueles com cabelos severamente danificados, processados ​​e com calor. Será importante experimentar a quantidade de óleo de coco a usar e por quanto tempo permitir que o óleo penetre no cabelo de uma maneira que funcione para o seu tipo de cabelo específico.

    ResponderExcluir
  25. óleo de coco é um aliado e tanto no cronograma capilar e também tem ótimos benefícios para pele, aqui costumo usar como demaquilante. ótima postagem!

    ResponderExcluir
  26. Mulher, não sabia dessa dica de não usar em cabelo muito ressecado, eu pensei que fosse o contrário, passada. Essa de usar ele virgem também, gostei de saber Meu cabelo é bem cacheado, e ama esse óleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele tiver ressecado, o certo é sempre hidratação para repôr a água.. depois pode usar qualquer óleo.

      Excluir