ACABE COM O CABELO POROSO

by - 09:41

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje o post é sobre cuidados capilares e é ensinando como ACABAR COM O CABELO POROSO. Esse é um problema que muita gente passa e que detona completamente o cabelo, por isso eu vim deixar algumas dicas para resolver a porosidade em pouco tempo fazendo coisas bem simples.
Ficou curiosa? Então Let's Go!



Naturalmente, o nosso fio possui uma porosidade média, isso significa que são capazes de receber de forma equilibrada, os nutrientes, e evitam que o cabelo perca água. As cutículas ficam acopladas, ou seja, não estão completamente fechadas por isso o cabelo consegue absorver todos os produtos que passamos nele.
Quando essa cutícula está aberta, o fio está poroso. Isso acontece devido aos excessos de química, fontes de calor como secador e chapinha, exposição excessiva aos raios solares e banhos muito quentes.


COMO IDENTIFICAR A POROSIDADE?

É um processo bem simples! Sabemos que o cabelo está poroso quando ele encontra-se frágil, quebradiço e ressecado.
Com o teste do copo, você conseguirá saber qual é a porosidade do seu cabelo para fazer o tratamento adequado. Para isso coloque um fio de cabelo, pequeno, dentro de um copo com água e aguarde 10 minutos.




BAIXA POROSIDADE: Se depois de 10 minutos o seu fio se manteve na superfície, significa que as cutículas do seu cabelo estão fechadas e ele não está conseguindo absorver água e os produtos. Faça hidratações para reter esses ingredientes no fio.

MÉDIA POROSIDADE: Ele se manteve no meio? Seu fio está saudável! Essa é a porosidade ideal para o nosso cabelo pois encontra-se equilibrada. Continue seguindo seu cronograma capilar.

ALTA POROSIDADE: Atenção, se seu fio afundou, significa que o seu cabelo está extremamente danificado. Invista em um boas reconstruções.

Vamos às dicas para recuperar esses fios danificados:


1. FAÇA RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é a etapa responsável por devolver a massa para o cabelo, por isso invista em uma boa queratina líquida ou em pasta para fazer esse tipo de tratamento.
É importante que ela seja feita a cada 15 dias e sempre se atentando a quantidade de queratina utilizada (excesso de queratina acaba com o cabelo).

Usar produtos que tenham na sua composição biotina, proteína de soja, creatina, queratina e aminoácidos são ideais nesse momento.
Não abra mão de um bom cronograma capilar.


2.  LAVE O CABELO NA ÁGUA FRIA

Como já foi citado anteriormente, a água quente ajuda a abrir nossas cutículas capilares, ou seja, ela é uma grande aliada para deteriorar o nosso cabelo.
Dito isso, é importante que você comece a lavar a sua madeixa na água fria ou morna (nos dias mais frios), assim você estará ajudando a normalizar o pH do cabelo fazendo com que a fibra capilar sele.


3. FAÇA HIDRATAÇÕES

Essa é uma etapa que resolve quase todos os problemas capilares, mas muita gente insiste em deixá-la de lado quando o assunto é porosidade.
A hidratação é a etapa que devolve a água para o cabelo, por isso neste caso, é indicado para quem está com baixa porosidade.

Uma boa dica para tornar a hidratação eficaz, é lavar o cabelo na água morna (jamais quente), nas duas primeiras lavagens, pois assim você ajudará a abrir mais facilmente a cutícula capilar e seu cabelo absorverá melhor a hidratação.


4. USE ÓLEOS VEGETAIS E LEAVE-IN

Os óleos vegetais são grandes parceiros do nosso cabelo. Eles nutrem profundamente o fio e ajudam na selagem capilar. Você pode realizar 1 ou até 2 umectações por semana.
Óleos ideias: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de girassol e óleo de pracaxi.

Já os leave-in são produtos que funcionam como tratamento instantâneo, deixando o cabelo com brilho, maciez e reduzindo o frizz. São ótimos produtos para usar nesse momento pois vão continuar tratando o cabelo depois do banho.
Como é um creme sem enxágue, você deve utilizá-lo para finalizar os fios.


Viu gente, com apenas quatro dicas básicas você consegue recuperar o seu cabelo!
É importante lembrar que nenhum produto faz milagre... você precisa montar um bom cronograma capilar, beber bastante água, se alimentar bem e ter muita paciência com o seu cabelo.

Agora me conta, você já fez esse teste?

Um beijo e até mais ♥

                                                             Me acompanhe também:
                                                               Pinterest || Instagram

You May Also Like

32 comments

  1. Que dica maravilhosa eu vou fazer essa dica do copo concerteza obrigada flor😘

    ResponderExcluir
  2. Menina adorei seu artigo.não,eu nunca fiz esse texte mas farei sim, sem dúvida.O artigo tem imformações maravilhosas para cuidarmos melhor de nossos cabelos,gosto de anotar tudo,quando a dica me interessa,obrigada flor,bjus.

    ResponderExcluir
  3. Que máximo as suas dicas, infelizmente muitas pessoas passa por isso, gostei muito de aprender como identificar, um cronograma capilar salva um cabelo, eu ainda não fiz o teste, mais vou querer fazer, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente amei essa matéria. Vou fazer esse texte, fiquei curiosa.amei as dicas e com certeza vou experimentá-las! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa 🙂 vou fazer este teste ...

    ResponderExcluir
  6. Eu amei suas dicas principalmente a dica para intensificar a porosidade.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela!Quantas dicas maravilhosas,não sabia que existia este método para identificar a porosidade do cabelo,vou fazer o teste,achei incrível.
    Belíssimas informações,bem valiosas,temos que cuidar com carinho de nossos cabelos.Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oiee minha linda!! Adorei a postagem, super informativa.
    Eu nunca deixo meu cronograma de lado. Eu amo óleo de coco para umectar.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafaela, tudo bem?

    Nunca fiz esse teste, mas tenho muita vontade, pois sinto que meu cabelo anda bem danificado. Ainda preciso montar o meu cronograma capilar, pois passei pela transição recentemente e ainda preciso recuperar meus fios aos poucos. Vou fazer esse teste amanhã e ver no que dá!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Para ser sincera nem conhecia o teste, com certeza vou fazer, quero saber o que preciso fazer para melhorar o aspecto dos meus fios! 😘

    ResponderExcluir
  11. Eu ja ouvi falar nesse teste, mas eu nunca fiz.

    ResponderExcluir
  12. Esse teste eu confesso que nunca fiz, vou adequando meu cronograma capilar de acordo com o que eu sinto que ele está precisando. Mas já ouvi falar muito desse teste, vou ver se faço ele esses dias. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  13. Não sei como o meu cabelo anda 😅 sou um pouco descuidada com ele, lavo e aplico um condicionador e um serum no final mas nem sei se ele precisa de hidratação ou nutrição ou se nada bem 🤦‍♀️😅 (sou uma vergonha nisso sendo bem sincera) mas guardei as dicas, achei bem interessantes e se precisar aplica las virei avisar que você me salvou o cabelo 🤭
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas, faço o teste umas 3 vezes no ano, antes de começar um novo cronograma e ajuda muito

    ResponderExcluir
  15. Lavar com água fria e usar leave-in é muito bom, várias pessoas pulam essas etapas :(

    ResponderExcluir
  16. Um tempo desses meu cabelo estava poroso, fiz o cronograma e está um novo cabelo 🥰

    ResponderExcluir