COMO CUIDAR DA PELE ACNEICA

by - 14:04

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje o post é de skincare e dessa vez é sobre cuidados com a pele acneica. Eu sempre fiz diversos posts sobre rotinas de cuidados faciais no geral, mas nunca foquei na acne, e bom, resolvi fazer diferente uma vez que problemas com espinhas e acnes são bem recorrentes.
Neste post você vai aprender truques para melhorar sua acne, então, let's go!


As acnes são dermatoses (lesões), causadas pela produção de sebo acelerada, ou seja, as glândulas sebáceas produzem excesso de oleosidade e isso favorece o acúmulo de sujeira que obstrui os poros e ocasiona a proliferação de bactérias. Essa infestação bacteriana na pele causa os comedões (cravos) e as erupções cutâneas (espinhas).
Na maioria dos casos, essa inflamação na pele é mais leve e superficial, melhorando em poucos dias, porém quando ela chega em camadas mais profundas da pele, requer um tratamento mais intenso e com acompanhamento médico.

Esse tipo de lesão afeta não só o rosto, mas pode surgir nas costas, ombros, tórax e até mesmo nos braços, o que atinge diretamente a autoestima.
Embora sejam mais comuns na adolescência, a acne pode aparecer também na fase adulta e para controlar esse surgimento é preciso modificar a rotina de cuidados faciais.



O QUE CAUSA A ACNE?

Muitas pessoas não sabem, mas o aparecimento de acne pode decorrer de diversos fatores como o desiquilíbrio hormonal, aumentando a oleosidade produzida pela pele, também pela má alimentação ou por hábitos ruins como dormir sem retirar a maquiagem e se expor ao sol sem a proteção adequada. Além disso, o estresse, a ansiedade e efeitos colaterais de medicamentos também são fatores importantes no surgimento de cravos e espinhas.

Agora que você já sabe o que são, hora de aprender como cuidar corretamente.



1. MUDE SUA ALIMENTAÇÃO

É cientificamente comprovado que a nossa alimentação tem relação direta com a saúde da nossa pele, então se você está tendo esse tipo de inflamação, significa que está faltando nutrientes no seu organismo. Alimentos ricos em açúcares e gorduras tem um alto poder inflamatório, ou seja, vão machucar ainda mais a sua pele.

O indicado é começar a consumir mais frutas, verduras e legumes que ajudam a acalmar a pele e limpar o organismo, e diminuir os industrializados. Ah, não esqueça de sempre beber muita água (o ideal é consumir 2L de água por dia, cerca de 10 copos).

Alimentos bons para a pele: gengibre, alho, cenoura, uva, peixe, repolho, castanhas e afins.



2. NÃO ESPREMA AS ACNES

Eu sei, é difícil! Quando aparece uma espinha ou cravo, a nossa primeira reação é espremer para se livrar aquilo logo, mas você só irá acentuar o problema. 
Há sujeira presente em nossas mãos, então encostar em uma área que já está inflamada piora a infecção e consequentemente atrapalha a cicatrização. 
Além disso, espremer acne causa manchas que são mais difíceis de tratar.



3. LAVE O ROSTO POUCAS VEZES

Para manter a pele limpa é indicado lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Isso serve para todos os tipos de pele, secas, mistas, oleosas e acneicas uma vez que essa quantidade é suficiente para renovar e limpar os poros da pele.
Sabonetes à base de zinco e ácido salicílico são perfeitos para tratar as espinhas pois ajudam a desinflamar essa região. Mas é importante ressaltar que tudo deve ser feito com cautela, pois quando exageramos na limpeza, temos o chamado "efeito rebote" onde a pele produz mais óleo e piora o problema.


4. ESFOLIANTES, SECATIVOS E POMADAS

Três tipos de produtos que são grandes aliados no tratamento das acnes, são os esfoliantes, as pomadas e os secativos. Existem diversas opções no mercado e de todos os preços também.
O esfoliante tem a função de remover as células mortas da pele fazendo a renovação cutânea e é o responsável por fazer a pele absorver melhor os produtos. Já o secativo, por ter uma grande concentração de ácido glicólico e salicílico, age diretamente sobre a lesão acelerando o processo de cicatrização (por conter ácido, seu uso é sempre noturno).

As pomadas fazem a mesma função que o secativo, porém dependem muito mais da sua composição e do seu princípio ativo. Existem pomadas com enxofre, peróxido de benzoíla, ácido salicílito e azelaico, entre outros.

Produtos que eu uso ou já usei: 

ESFOLIANTE: Clearskin  , Purified Skin e Esfoliante Enzimático     (usar até 2x na semana)
POMADAS: Clindoxyl Control e Acnezil                                            (usar todos os dias à noite)
SECATIVOS: Clearskin e Rapid Clear                                                 (usar todos os dias à noite)

ps: coloquei links para vocês conseguirem ver a faixa de preço!



5. CUIDE DIARIAMENTE

É preciso ter uma rotina de cuidados faciais constante, ou seja, todos os dias! Não adianta você investir em secativos, mudar a alimentação e não olhar para o principal, a limpeza diária.
Todo esse processo envolve a limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação e a proteção. Eu sei, parece muita coisa, mas não é.

Limpeza: sabonetes líquidos ou espumas faciais;
Esfoliação: esfoliantes;
Tonificação: tônicos que não contém álcool para regular o pH da pele;
Hidratação: cremes hidratantes ou séruns;
Tratamento: uso de pomadas e secativos (apenas na rotina noturna)
Proteção: protetor solar com alto fator de proteção. (rotina diurna)


Agora que você já aprendeu a identificar e tratar o problema, ficou mais fácil né?!
Ter acne é bem chato, diminui muito a nossa autoestima, mas tem tratamento... só precisa de consistência e paciência.

Lembre-se, se a sua acne for mais grave, procure um dermatologista para entrar com medicamento interno. Não se automedique! 

Agora me conta, você sofre com espinhas e cravos?
Espero que tenham gostado!

Um beijo e até mais ♥

                                                       Me acompanhe também:
                                                        Instagram || Pinterest

You May Also Like

35 comments

  1. Gostei muito do artigo,bem explicado com dicas completo.bjus

    ResponderExcluir
  2. Você trouxe importantes dicas, infelizmente muitas pessoas sofrem de acne, seu post foi bastante explicativo, eu não sofro com as espinhas graças a Deus, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive acne e espinhas, mas tenho sobrinhos que têm e eles sofrem com isso. Suas dicas são ótimas, obrigada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Obrigada pelas dicas, eu sofro muito com espinhas principalmente no rosto na area hormonal acho que é mais dificil tratar esse tipo de acne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acne hormonal só com medicamentos mesmo, pra isso é preciso procurar um dermato.

      Excluir
  5. Eu percebi que depois que comecei a melhorar a limentação, e cuidar da pele de manhã e a noite, tudo melhorou muito! Ainda tenho algumas manchas de acne, pois eu não consigo evitar espremer, hehehe. Mas, minha pele já está bem melhor do que antes. Adorei as dicas!

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essas postagens que indicam cuidados com a pela que podemos fazer em casa, sem medo de prejudicar nossa pele. Eu tive muita acne na adolescencia e não tinha dinheiro para utiliar produtos caros, por isso, acho importante que você traga mais dicas como essa. Parabéns.

    Viviane Almeida
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Já sofri bastante com as acne depois de aprender a cuidar da pele não sofro mais é muito importante todos os cuidados,seu post é bem explicativo se seguir certinho a melhora da acne é incrível

    ResponderExcluir
  8. Essas dicas vou repassar pra um familiar que teima em não cuidar das acnes e já está ficando com o rosto todo marcado ... Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que post interessante! Me serviu pra tomar vergonha nessa cara e intensificar onmsu skincare. Amei as dicas! Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! No meu caso o grande problema é a alimentação mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Que ótimas dicas! Eu já tive a pele bem acneica e hoje está bem melhor. Algumas dicas que vc elencou eu cheguei a utilizar. Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Olá!Graças a Deus nunca tive problemas com acne ou espinhas,mas conheço pessoas que sofrem muito com este problema.
    Suas dicas e informações são maravilhosas e vão ajudar muitas pessoas.Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oiee minha linda! Adorei as dicas, algumas já fazia e outras vou seguir. Por vezes tenho problemas com acne devido mudanças hormonais.

    Irei testar esses secantes.
    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  14. Nunca tive acne mas os meus filhos sim, sei que a alimentação é um dos primeiros passos fundamentais para o bom tratamento da acne.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu já tive muitas acnes, pois a minha pele é oleosa e sei que a alimentação influência bastante, o correto é adaptar a alimentação, mas principalmente tratar a pele. Adorei a publicação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas! Obrigada :D

    Graças a Deus já não sofro de acne há muito tempo.
    Na adolescência eu cuidava bem e a pomada da moda era ACNASE. Hehe...
    Eu lavo o rosto umas 4x por dia ou mais. rsrs Não sabia que era ruim. Gosto de estar sempre com cheirinho de sabonete (natural) ou creme facial...
    Sempre limpo antes de dormir tb. Acho que faz toda a diferença.
    Post super útil!

    Paula

    ResponderExcluir
  17. bem adorei este post, reaparei que eu andava a fazer tudo ao contrario, já tirei notas e agora ja sei como fazer. obriago pelo post.
    beijos felizes

    ResponderExcluir
  18. Olá! Sensacionais as dicas que você trouxe! Algumas eu já sabia outras foram surpresas pra mim. Mas saio daqui convencida de que preciso mudar de hábito urgente! Não tenho tantos problemas com espinhas, mas de vez em quando elas me perturbam feio!
    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  19. Quantas dicas valiosas! Sofro com pele oleosa e demorei muito para descobrir como lidar com ela. Felizmente hoje em dia considero que ela está sob controle, sempre mantendo os cuidados! <3

    ResponderExcluir
  20. eu acrescentaria buscar um bom dermato também, sabe? eu fiquei 6 anos da minha vida indo em médico ruim e nada resolvia a minha acne.. achei uma que me deixou confiante pra tomar roacutan e estou na saga, amando o resultado!

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir