CABELO PERFEITO: COMO ACABAR COM A CASPA

by - 13:06

Oi gente, tudo bem com vocês?
Se tem uma coisa que eu amo falar é sobre cabelos, e eu sei que muita gente sofre com as terríveis caspas... então hoje irei dar várias dicas de como acabar de vez com a caspa.
Quer saber como? Let's Go!



A caspa é um problema muito comum que pode ter origem genética, hormonal ou por agentes externos como o stress, o clima e o excesso de oleosidade. Desse modo, ela é um sinal de que talvez a saúde dos seus fios não ande tão bem.

Aqueles famosos flocos brancos ou amarelados se dão quando as glândulas sebáceas presentes no nosso couro cabeludo sofre um desiquilíbrio, e a quantidade de fungos e bactérias aumentam formando as caspas.

Deve-se tomar muito cuidado pois o quadro pode evoluir de caspa para dermatite seborreica. A dermatite é uma doença crônica e inflamatória que causa descamação no couro cabeludo e pode chegar a atingir a pele.

Alguns dos hábitos que podem levar à formação das caspas são:

  • excesso de água quente;
  • tratamentos químicos;
  • uso excessivo de chapéus e lenços;
  • lavagem incorreta... entre outros.
Tem alguns hábitos que podem ser facilmente mudados e fazer com que a caspa suma... vamos conhecer alguns deles.


  1. ALIMENTAÇÃO
É comprovado cientificamente que quando ingerimos alimentos ricos em açúcar e gordura, eles aumentam as chances do nosso organismo produzir algumas inflamações (como é o caso da dermatite). Então evitar doces e frituras em excesso é o primeiro passo para limpar o organismo.

      2. CABELO ÚMIDO

Em hipótese alguma durma de cabelo molhado! É um prato cheio e muito suculento para os fungos que amam ambientes quentes e úmidos, ou seja, só trará mais descamação e ficará ainda mais difícil tratar a caspa.

Para evitar que isso aconteça não lave o cabelo durante a noite e se ele ainda estiver úmido, seque com secador em temperaturas mais frias para evitar o estímulo de produção de óleo no local.

      3. LAVAGEM INCORRETA

É importante aprender a maneira correta de lavar o cabelo quando se quer eliminar a caspa.
Lave um dia sim e outro não, ou no máximo a cada dois dias sempre utilizando um shampoo anticaspa.

Os shampoos anticaspa são ricos em zinco e coaltar que ajudam a reduzir a descamação, mas fique atento para notar se o seu shampoo diminui a caspa ou aumenta. 

     4. QUÍMICAS EM EXCESSO

Os procedimentos químicos no geral agridem muito o nosso couro cabeludo e aumentam a descamação. O indicado é cuidar primeiro do problema e só depois fazer algum procedimento químico.
Lembrando que a descamação logo após um procedimento químico é normal (em pequena quantidade), caso esteja coçando ou descamando muito, procure um dermatologista.


  
    5. USO INCORRETO DO CONDICIONADOR e MÁSCARA

Você sabia que não é indicado aplicar condicionador direto no couro cabeludo? Pois é, e muita gente faz! A raiz vai acumulando esses produtos mais densos que acabam entupindo os folículos e causam excesso de oleosidade na área.
Para não correr o risco de criar mais caspas, condicionadores e máscaras deverão ser aplicados apenas no comprimento do cabelo. 

    6. TRATAMENTOS e REMÉDIOS

Testou todas as dicas anteriores e mesmo assim não mudou nada em relação às caspas, é hora de optar pelos tratamentos feitos em consultórios.
Com o auxilio de um dermatologista ou de um tricologista (especialista em saúde e cuidados com o cabelo), você fará tratamentos específicos para o seu caso.


Tenho certeza que todas essas dicas irão te ajudar... ah, agora me conta, você já sofreu com a caspa? O que você fez para ela desaparecer?

Um beijo e até mais ♥

                                                  Me acompanhe também
                                                    Instagram || Pinterest

You May Also Like

31 comments

  1. Oi
    Eu adorei as dicas 😊 são maravilhosas,ninguém merece ter caspa 😉

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas para acabar com a caspa,meu cabelo é bem oleoso e eu tinha bastante,depois que comecei a usar shampoo para limpar melhor o couro cabelo e tirar a oleosidade resolveu. Adorei suas dicas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shampoo detox também são uma boa opção.
      Que bom que resolveu ♥

      Excluir
  3. Manaaaa parece que você adivinhou eu tenho bastante, mais eu acho que é o modo que lavo meu cabelo e também ele tá caindo bastante desde da gravidez preciso tomar uma vitamina e melhorar isso... Só deus sabe como é ruim ter caspa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo.
      No seu caso eu acho melhor procurar um médico pois como você disse, o cabelo está caindo desde a gravidez.. talvez seja hormonal.

      Excluir
  4. Nossa, eu sofro demaaaais com a caspa. Tento de tudo mas ela não vai embora. Vou tentar seguir as suas dicas e usar essa linha pra ver se o problema ameniza.

    ResponderExcluir
  5. Afinal sempre existem hábitos que nos podem causar caspa. Gostei de saber, obrigado pela informação, vou ver se começo já a mudar alguns dos meus.

    ResponderExcluir
  6. A caspa realmente causa grande incômodo, geralmente nos dias frios meu couro cabeludo descama, mas no meu caso os shampoos anticaspa costumam resolver. Vou ficar atenta às outras dicas apresentadas no post, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Uau..arrasou no post; super informativo e objetivo. Graças aos Deuses eu não tenho caspa kkk Mas sigo varias dessas dicas. Adorei ;)

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Adorei suas dicas, quando tive esse problema usei um xampu específico e melhorou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o cabelo cacheado e tenho tido muita caspa de uns tempos para cá, e tomo o maior cuidado na hora de finalizar para que o creme não entre em contato com a raiz, e esmo assim nada resolve kkkk Acho que deve ser minha alimentação então hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser também.
      Mas testa um shampoo anti- caspa e vê se melhora.

      Excluir
  10. eu tenho que lavar de 2 em 2 dias e olhe la, se n da ruim kkkk.
    antes eu fazia o uso do condiciinador no couro e dps q parei melhorou 100%.
    sobre alimentaçaõ eu n sabia. adorei!!

    ResponderExcluir
  11. Eu sofro demais no inverno com a caspa por motivo de lavar com água quente. Esse produto parece ajudar demais o problema.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal as dicas, interessante observar como vários hábitos do dia-a-dia podem influenciar no aparecimento da caspa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Que dicas mais importantes. No frio que está fazendo aqui em SC é até impossível não tomar banho de água quente. Fico horas debaixo do chuveiro e as vezes aparece caspa sim =/ Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafaela,

    Eu adorei essas dicas para tratar as caspas e com certeza já começarei a aplicar algumas delas, pois esse problema tem me incomodado ultimamente. Espero que em breve elas sujam haha Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa já sofri muito com a casca na adolescência! Como é ruim né?! Graças a Deus não tenho mais, mas é sempre bom prevenir, para não voltar mais.
    Ótimo post. Bjos

    ResponderExcluir