CABELO PERFEITO: CUIDADOS ESSENCIAIS NO INVERNO

by - 16:30

Oi gente, tudo bem com vocês?
O inverno chegou e com ele começa a saga para manter o cabelo brilhoso, macio e hidratado. É nessa época do ano que os cuidados com as madeixas devem ser redobrados, entretanto, muitas pessoas não sabem por onde começar. Então hoje vou te mostrar os cuidados essenciais para cuidar do cabelo no inverno. Let's Go!




O inverno desidrata o fio, aumenta o frizz e faz com que surjam as temidas pontas duplas... por isso os cuidados nessa estação são mais intensos.
Muitas vezes o nosso cabelo fica ressecado e a culpa não é da temperatura e sim porque nós não sabemos como cuidar dele direito. Mas para nossa sorte, existem algumas ações bem simples que conseguem recuperar o cabelo e deixar ele saudável e protegido das temperaturas mais baixas.

Confira abaixo todas as dicas!


  • FAÇA UMECTAÇÃO
Como nosso cabelo perde muito da oleosidade natural do couro cabeludo, nada melhor do que fazer uma boa umectação.
A umectação nada mais é que uma técnica para repor o óleo do nosso cabelo que serve para nutrir profundamente o fio.

Para as cacheadas e crespas é indispensável fazer esse processo pois essas curvaturas de cachos já são naturalmente mais ressecadas.
Lembre-se de usar apenas óleos vegetais (óleo de coco, rícino, argan, girassol, oliva...) e de fazer essa técnica 2 vezes na semana.


  • EVITE BANHOS QUENTES
Se tem uma vilã para o nosso fio é a água quente. Eu sei que no frio fica mais difícil não lavar o cabelo na água quente, mas você precisa abandonar essa prática de vez.
O calor da água acaba retirando a oleosidade dos fios, deixando ressecado, formando pontas duplas e danificando a cutícula do cabelo.

Por esse motivo é bom começar a optar por lavar as madeixas na água morna e demorando o mínimo possível.


  • APOSTE NO CONDICIONADOR
Tem muitas mulheres que preferem não usar o condicionador, mas ele é importante sim! Ele forma uma película protetora que serve para selar a cutícula do fio, dar maleabilidade ao cabelo e ajuda a evitar o frizz e as pontas duplas.

Não passe o produto direto no seu couro cabeludo pois é indicado usar apenas no comprimento do cabelo. (pode causar um aumento na oleosidade e gerar caspa).


  • CUIDADO NA LAVAGEM
Quem sofre com a oleosidade lava o cabelo um dia sim e no outro não, mas você sabia que no inverno isso não é indicado?
Nos dias mais frios, o cabelo não gera tanta oleosidade e por isso lavá-los muitas vezes na semana acabam ressecando-o.

Claro que a oleosidade entope os bulbos capilares que causam irritação, queda e coceira e para que isso não aconteça você deve lavar seu cabelo a cada dois dias. Assim ele não fica sujo e nem ressecado!


  • USE FINALIZADORES
Geralmente o uso de chapinhas e secadores nessa época aumentam porque ninguém quer sair de cabelo molhado no frio e muitas pessoas cometem o erro de não usar um protetor térmico ou um finalizador com filtro solar.
Apesar do sol não ser tão intenso, os raios UVA e UVB danificam o nosso cabelo, então apostar em um finalizador com filtro solar é sua melhor prevenção.


Já os protetores térmicos são responsáveis por formar uma camada protetora em volta da fibra capilar para que a mesma não seja queimada e ressecada pela fonte de calor (secador, chapinha e babyliss).


  • FAÇA HIDRATAÇÕES
Assim como a umectação, a hidratação também é uma etapa bem importante nos cuidados com o cabelo no inverno. Essa técnica serve para repor a água do cabelo, deixando-o macio, brilhoso e claro, muito hidratado.

Faça sempre com máscaras que tenham um alto poder de hidratação para o tratamento ser mais profundo. Pode ser feita duas vezes na semana e as melhores máscaras para essa etapa são as que contém ceramidas, glicerina, óleo de argan, frutas (abacate, manga, banana) e mandioca.


Agora me conta, você tem algum cuidado especial com seu cabelo no inverno? Alguma dica? Compartilhe tudo com a gente!

Um beijo e até mais ♥

                                                          Me acompanhe também:
                                                           Instagram || Pinterest

You May Also Like

40 comments

  1. Adorei as dicas, são essenciais! Umectação eu nunca fiz, estou cogitando fazer com óleo de coco pois muita gente indica e aprova! Finalizador eu tenho mais nunca uso haha.
    www.boasdepapo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não é minha realidade no momento o inverno mas adorei as dicas, algumas dá pra usar até no calorzão pra ajudar os fios.

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso fazer umectacao. E banho quente no inverno nao consigo fugir. rsss

    ResponderExcluir
  4. Durante a adolescência tive de facto o cabelo comprido o qual caia muito por eu não ter estes cuidados, principalmente a parte das lavagens. Até que tive que o cortar para não fica careca!

    ResponderExcluir
  5. Eita eu sofro com evitar banhos quentes kkkk eu saio do banheiro e a fumaça do vapor do banho quente sai junto kkk' e o meu cabelo é cacheado e acaba com ele, tenho que parar com isso kkkkkk'

    meu blog: http://mulheres--antenadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo banho quentes, mas quando lavo o cabelo, só água morna mesmo. Meu cabelo quebrava muito.

      Excluir
  6. Amo fazer umectação é meu cuidado favorito com o cabelo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sempre uso condicionador e finalizador, além de não lavar diariamente os cabelos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Quero muito fazer umectação, é uma etapa de cuidados com o cabelo que preciso incluir na minha rotina. Gosto de fazer hidratação com a máscara de mandioca da Haskel, acho muito boa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas, embora tenha que dizer que abandonar o banho quente no sul do Brasil no inverno é impossível, o negócio é caprichar nas outras dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima saída é lavar o cabelo durante o dia... a noite, no frio, fica difícil mesmo não tomar banho na água quente.

      Excluir
    2. Mesmo de dia, com temperaturas de 4, 5 graus é meio complicado pensar em água morna. No sul o inverno não dá arrego hehehe

      Excluir
  10. Eu faço umectação sempre que posso, deveria fazer mais....rsrsrs
    Agora difícil é evitar os banhos quentes nesse frio, eu sei que acaba com o cabelo...snif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk realmente é complicado, mas tenta sempre lavar ele durante o dia.

      Excluir
  11. Olá, ótima s dicas ,procuro seguirbesses cuidados com meu cabelo.

    ResponderExcluir
  12. Com a chegada do inverno nossos cabelos precisam muito de cuidados, eu sempre evito banhos quentes nunca lavei meus cabelos na água quente, tenho até medo, muito legais as suas dicas, aprendei muita coisa que não sabia, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu adorei a dica 😊 sempre faço UMECTAÇÃO, mas amo banho bem quente 😉

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, amo cuidar dos cabelos mas o banhinho quente, ainda me faz pecar um pouco, realmente notei umas pontinhas que não tinha. Ficarei mais atenta s isso.

    https://isabelcamaribe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Gostei muito das dicas principalmente por ser cuidados com o cabelo. Fiz progressiva no meu recentemente então sempre pesquiso na internet o que fazer para deixá-lo mais macio. Aqui em SC faz frio então é quase impossível não tomar banho quente e ficar horas debaixo do chuveiro haha Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no Sul é bem complicado.. mas tenta fazer as outras dicas que dá certo.

      Excluir
  16. Olá,

    Nessa época sempre acabo ficando com o cabelo nem ressecado, então amei essas dicas que você deu para não deixar os fios perderem todo o seu brilho. Algumas coisas já faço, outras irei começar a fazer agora. Adorei seu post e todas as dicas, você arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que te deu novas ideias para cuidar do seu cabelo ♥

      Excluir
  17. Todas as dicas são ótimas e muitas delas eu ponho em prática. Só não abro mão do meu banho escaldante... hahaha eu SEI, faz mal pra pele, faz mal pros cabelos. Mas eu tento compensar de outras formas.
    Abração e adorei seu post

    ResponderExcluir
  18. que dicas maravilhosas!
    eu peco no banho, muitas vezes tomo banho bem quente hahahaha
    é muito frioooooo hahaha
    mas to tentando diminuir a temperatura

    ResponderExcluir
  19. Eu sou um terror pra cuidar do meu cabelo. Senhor, que vergonha haha Amo um banho quente, mas sei que isso não é o mais recomendado :( Tenho que começar a, pelo menos, hidratar mais o meu cabelo, ele tá super sem brilho! Adorei as dicas. Vou tentar começar uma rotina de cuidados haha

    ResponderExcluir
  20. Será que eu sou a única mulher na face da terra em que o cabelo fica maravilhoso no inverno e péssimo no verão? É serio... fica lindo, com um brilho incrível, sem volume e não faço nada de especial. Lavo com dois tipos de shampoo, uso o condicionador e um protetor solar porque morar em um país tropical tem as insanidades do sol, radiação total. Mas só isso mesmo. rs

    bacio

    ResponderExcluir