ACABE COM O CABELO POROSO

by - 09:41

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje o post é sobre cuidados capilares e é ensinando como ACABAR COM O CABELO POROSO. Esse é um problema que muita gente passa e que detona completamente o cabelo, por isso eu vim deixar algumas dicas para resolver a porosidade em pouco tempo fazendo coisas bem simples.
Ficou curiosa? Então Let's Go!



Naturalmente, o nosso fio possui uma porosidade média, isso significa que são capazes de receber de forma equilibrada, os nutrientes, e evitam que o cabelo perca água. As cutículas ficam acopladas, ou seja, não estão completamente fechadas por isso o cabelo consegue absorver todos os produtos que passamos nele.
Quando essa cutícula está aberta, o fio está poroso. Isso acontece devido aos excessos de química, fontes de calor como secador e chapinha, exposição excessiva aos raios solares e banhos muito quentes.


COMO IDENTIFICAR A POROSIDADE?

É um processo bem simples! Sabemos que o cabelo está poroso quando ele encontra-se frágil, quebradiço e ressecado.
Com o teste do copo, você conseguirá saber qual é a porosidade do seu cabelo para fazer o tratamento adequado. Para isso coloque um fio de cabelo, pequeno, dentro de um copo com água e aguarde 10 minutos.




BAIXA POROSIDADE: Se depois de 10 minutos o seu fio se manteve na superfície, significa que as cutículas do seu cabelo estão fechadas e ele não está conseguindo absorver água e os produtos. Faça hidratações para reter esses ingredientes no fio.

MÉDIA POROSIDADE: Ele se manteve no meio? Seu fio está saudável! Essa é a porosidade ideal para o nosso cabelo pois encontra-se equilibrada. Continue seguindo seu cronograma capilar.

ALTA POROSIDADE: Atenção, se seu fio afundou, significa que o seu cabelo está extremamente danificado. Invista em um boas reconstruções.

Vamos às dicas para recuperar esses fios danificados:


1. FAÇA RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é a etapa responsável por devolver a massa para o cabelo, por isso invista em uma boa queratina líquida ou em pasta para fazer esse tipo de tratamento.
É importante que ela seja feita a cada 15 dias e sempre se atentando a quantidade de queratina utilizada (excesso de queratina acaba com o cabelo).

Usar produtos que tenham na sua composição biotina, proteína de soja, creatina, queratina e aminoácidos são ideais nesse momento.
Não abra mão de um bom cronograma capilar.


2.  LAVE O CABELO NA ÁGUA FRIA

Como já foi citado anteriormente, a água quente ajuda a abrir nossas cutículas capilares, ou seja, ela é uma grande aliada para deteriorar o nosso cabelo.
Dito isso, é importante que você comece a lavar a sua madeixa na água fria ou morna (nos dias mais frios), assim você estará ajudando a normalizar o pH do cabelo fazendo com que a fibra capilar sele.


3. FAÇA HIDRATAÇÕES

Essa é uma etapa que resolve quase todos os problemas capilares, mas muita gente insiste em deixá-la de lado quando o assunto é porosidade.
A hidratação é a etapa que devolve a água para o cabelo, por isso neste caso, é indicado para quem está com baixa porosidade.

Uma boa dica para tornar a hidratação eficaz, é lavar o cabelo na água morna (jamais quente), nas duas primeiras lavagens, pois assim você ajudará a abrir mais facilmente a cutícula capilar e seu cabelo absorverá melhor a hidratação.


4. USE ÓLEOS VEGETAIS E LEAVE-IN

Os óleos vegetais são grandes parceiros do nosso cabelo. Eles nutrem profundamente o fio e ajudam na selagem capilar. Você pode realizar 1 ou até 2 umectações por semana.
Óleos ideias: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de girassol e óleo de pracaxi.

Já os leave-in são produtos que funcionam como tratamento instantâneo, deixando o cabelo com brilho, maciez e reduzindo o frizz. São ótimos produtos para usar nesse momento pois vão continuar tratando o cabelo depois do banho.
Como é um creme sem enxágue, você deve utilizá-lo para finalizar os fios.


Viu gente, com apenas quatro dicas básicas você consegue recuperar o seu cabelo!
É importante lembrar que nenhum produto faz milagre... você precisa montar um bom cronograma capilar, beber bastante água, se alimentar bem e ter muita paciência com o seu cabelo.

Agora me conta, você já fez esse teste?

Um beijo e até mais ♥

                                                             Me acompanhe também:
                                                               Pinterest || Instagram

You May Also Like

32 comments