COMO USAR ÓLEO DE COCO NO CABELO

by - 15:18

Oi gente, tudo bem com vocês?
Dando continuidade ao nosso GUIA do CABELO PERFEITO, hoje o post é para mostrar como usar óleo de coco no cabelo. Este produto pode ser usado de inúmeras formas e traz diversos benefícios para seus fios... quer saber mais? Let's Go!

O óleo de coco é um óleo vegetal que contém cerca de 90% de ácidos graxos extraídos pela prensagem da polpa dos cocos. Em alguns países, principalmente asiáticos, ele é bastante utilizado na gastronomia e também é encontrado em peso na indústria cosmética.

No cabelo, em especial, sua ação é ainda mais poderosa... além de ajudar a nutrir profundamente os fios, ele diminui o frizz, reduz pontas duplas, sela a cutícula capilar e fortalece. Não é atoa que ele tem entrado na rotina de cuidados capilares das mulheres de todas as partes do mundo.

Pode ser usado em todos os tipos de cabelo, principalmente os crespos e cacheados. Esse tipo de curvatura requer uma nutrição/hidratação maior para manter os fios saudáveis, porém, existem alguns cuidados na hora de usá-lo.


C U I D A D O S    I M P O R T A N T E S


- CABELO RESSECADO

Se o seu cabelo estiver ressecado, não é recomendado utilizar óleos, pois quando eles entram na fibra capilar e encontram o fio desidratado, eles ressecam ainda mais.
Façam hidratações para devolver água aos fios e depois comece a usar o óleo.


- ÓLEO NA RAIZ 

Muitas pessoas adoram passar óleos no couro cabeludo e as vezes esse ato prejudica o crescimento dos fios. Apesar do óleo de coco conseguir estimular o crescimento capilar quando utilizado na raiz do cabelo, ele pode entupir os folículos capilares se a pessoa não retirá-lo da maneira correta.
Além disso, se você sofre com oleosidade, ele pode potencializar esse problema... então, é mais seguro usá-lo apenas do comprimento às pontas.


- ÓLEO IDEAL

Esse é um dos pontos mais importantes, então se liga. O único óleo que pode ser aplicado no cabelo é o virgem (extravirgem como é comercializado) . Ele é o mais puro e por isso mais indicado para os fios.
Existe também o óleo de coco refinado... esse passa por um processo de refinamento que acaba modificando as características da fruta, ou seja, ele perde muitas propriedades e benefícios.

Então já sabe, só o virgem!


Agora que vocês já conhecem melhor esse tipo de óleo, vamos às formas de uso!

  • U M E  C T A Ç Ã O 
A umectação é um processo onde utiliza-se óleos para nutrir os fios. 
Existem duas maneiras de serem feitas... a diurna e a noturna.

DIURNA: Sabe aquele dia que você não tem muito tempo para cuidar do cabelo? Então, a umectação diurna são para esses dias. 
Você irá aplicar o óleo de coco (comprimento às pontas) cerca de 40 minutos antes de lavar o cabelo (no cabelo sujo mesmo). 

NOTURNA: O próprio nome já diz, é a umectação feita para ficar no cabelo a noite toda... sim, você irá dormir com ela. O processo é o mesmo da diurna... você aplica do comprimento às pontas, faz um coque e pronto, pode ir dormir.

Na hora de retirar, você vai precisar passar um creme multifuncional (creme para pentear, máscaras, leave-in, condicionador, etc...). 
Passe qualquer um desses produtos, do comprimento às pontas, deixando agir no tempo descrito da embalagem e retire o cabelo na água morna.


  •  P R É - P O O 
Se tem uma coisa que eu amo fazer é pré-poo.
É uma técnica que vai proteger, principalmente as pontas do cabelo, da ação do shampoo. Claro que o indicado é usar um shampoo livre de sulfatos, parabenos e etc... e mesmo se ele for, é legal fazer o pré-poo pois assim você evita o ressecamento do cabelo e a perda de nutrientes presentes no fio.

Você pode misturá-lo com algum creme e aplicar (sempre do comprimento às pontas) e deixar agir de 15 a 20 minutos, ou usá-lo puro no cabelo. Ah, o pré-poo deve ser feito no cabelo sujo ok?!
Pode ser feito todas as vezes antes da lavagem.


  • M I S T U R I N H A S
Eu sou a louca das receitas caseiras para o cabelo.
O óleo de coco se dá muito bem com os outros ingredientes, então você pode usar e abusar das misturinhas.
Receitas boas para misturá-lo são as de abacate, babosa ou da forma mais simples, com máscaras de hidratação/nutrição.


  • F I N A L I Z A D O R E S 
Aqui você tem a oportunidade de usá-lo de três formas. 

1. REPARADOR DE PONTAS: com ele suas pontas ficam seladas, nutridas e com muito brilho.

2. MODELADOR: esse óleo quando resfriado, tem a consistência cremosa (quase uma pomada mesmo) e pode auxiliar na modelagem de um penteado.

3. BANHO DE BRILHO: com a ajuda de um borrifador, no cabelo já seco e finalizado, borrife um pouco de óleo de coco por toda a extensão capilar e pronto, ele rapidamente devolverá o brilho dos fios.


Em relação ao preço, esse óleo está custando em média R$ 20,00.

Viu só como ele é multifuncional?
Agora me conta, você já usou óleo de coco no seu cabelo? Gostou?


Um beijo e até mais ♥

                                                     Me acompanhe também:
                                                       Instagram || Pinterest


You May Also Like

52 comments